Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


A bebida alcoólica na adolescência



A maioria dos adolescentes começam a beber porque fazê-lo lhes parece uma”coisa de gente grande”, “por estar na moda” e estar de acordo com o grupo, para se sentir à vontade socialmente e para reduzir a ansiedade, escapando dos problemas.

A adolescência é uma fase caracterizada por crises de identidade, iniciação sexual, questionamento de valores,normas estabelecidas, conflitos, saída para o mundo externo, busca de modelos, fatores que geralmente originam angústia e mal-estar.Se o sistema familiar, em sua estrutura psíquica e afetiva, não é capaz de fornecer-lhe o suporte de que necessita para lidar com sua angústia, é comum que o jovem faça uso de bebidas e drogas facilmente oferecidas a ele pela sociedade e pelo grupo de iguais, como um meio para “solucionar”o mal-estar, em busca de momentos de prazer e alívio, pelo efeito tranquilizante, de euforia e desinibição originados pelo efeito do álcool no sangue. 

Entretanto, é assustador, nos dias atuais, o elevado número de jovens que abusam do consumo de álcool, causador freqüente de inúmeros acidentes automobilísticos e perdas prematuras de vidas. O crescente abuso do álcool pelos adolescentes amplia ainda mais o número de dependentes alcoólicos e, como se sabe, o alcoolismo crônico leva à disfunção de vários órgãos, assim como perturbações psicológicas que repercutem na vida do indivíduo .
O álcool  é a droga mais consumida no Brasil e tem o maior exército de dependentes.
         
A melhor prevenção é formada por diálogo entre pais e filhos, por um modelo parental que mostre ao jovem valores  morais e sociais bem definidos, é possibilitar ao jovem que possa construir uma identidade sólida, onde seus pais lhe ensinem a ter objetivos de vida, tendo eles mesmos motivação emocional e um sentido de vida. O adolescente precisa sentir, por parte dos pais principalmente, que é bom crescer e se esforçar para alcançar o que se deseja.
         


Ainda causa o envelhecimento precoce !

1 comentários:

Anônimo disse...

Jovens não bebam haushaushaushua , Arthur

Postar um comentário